Marketing Digital: O segredo de como começar a aplicar em seu negócio

Em um mercado cada vez mais competitivo, o marketing digital assumiu um papel de protagonista que eleva marcas e, sobretudo, gera vendas. Com isso, as estratégias de marketing são essenciais para qualquer empresa, em uma atualidade cada vez mais moderna e conectada.

Com um número crescente de pessoas utilizando a internet, seja para trabalho ou entretenimento, utilizar o meio digital é uma forma de estar em contato com o mercado — nesse contexto, o marketing é imprescindível para os objetivos da gestão.

Com isso, trouxemos este artigo com informações relevantes sobre marketing e como impulsionar seus resultados.


Como começar um negócio com marketing?

É um processo que precisa ser bem estudado para que o retorno aconteça. Os principais passos que devem ser seguidos para montar seu negócio em Marketing Digital são:

  •        Encontre um nicho;
  •       Identifique seu mercado alvo;
  •        Escreva um plano de negócio;
  •        Encontre seu público alvo (clientes);
  •        Escolha um local para sua empresa (físico ou virtual);
  •        Promova sua empresa de marketing digital – invista em tráfego orgânico e pago;
  •        Contrate experts em temas do core business;
  •        Use o relacionamento como arma de guerra;
  •        Registre sua marca e seus domínios na web.

4 dicas de como criar sua estratégia de marketing

Agora, você deve estar se perguntando: como desenvolver uma estratégia de marketing na prática?

Abaixo, nós separamos dicas valiosas que, ao serem consideradas no desenvolvimento da sua estratégia de marketing, te ajudarão a aproveitar ao máximo seu investimento em marketing, manter o foco e também melhorar os resultados de vendas.

1 – Identifique seus objetivos de negócios

O primeiro passo é saber onde quer chegar. Analise e defina os objetivos gerais de negócios, para que depois você escolha um determinado conjunto de objetivos de marketing para apoiá-los. 

2 – Defina seus objetivos de marketing

Após definir seus objetivos gerais de negócios, foque no conjunto de metas específicas que serão necessárias para alcançar os objetivos macros. Com metas a equipe trabalha mais motivada e será possível avaliar o sucesso depois.

Uma metodologia simples e muito utilizada para traçar essas metas é a SMART:

S – Específico – o que você quer alcançar claramente

Mensurável – possibilidade de acompanhar o progresso da meta

Atingível – deve estar dentro da sua capacidade e orçamento

Relevante – a meta deve ser igualmente relevantes para todos os envolvidos

Temporal – prazo para a realização da meta 

3 – Pesquise o seu mercado

A pesquisa de mercado é essencial para a estratégia de marketing. Reúna informações gerais, como tamanho, crescimento, tendências sociais e demográficas. 

4 – Identifique seus pontos fortes e fracos

Já que tratamos sobre vantagem competitiva no tópico acima, nada melhor do que identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa.

A identificação dos pontos fracos é o primeiro passo para você conseguir resolver um problema. 


Dicas para empresas

Veja dicas que podem ser colocadas em prática para o marketing de sua empresa:

  •        Investir em uma identidade visual é o primeiro passo a ser dado por uma marca. Deve-se escolher logotipos que consigam passar a mensagem desejada para o consumidor. Pode-se fazer cartões de visita, folders, papel timbrado, embalagem personalizada e outros.

  •        Montar um site pode ser eficaz para obter também clientes que utilizam a internet. Digitalizar uma empresa e investir na montagem de uma página da web permite que haja a conexão, de forma mais abrangente, com quem busca por aquilo que está sendo ofertado.

  •        Invista em links patrocinados e otimize o site da empresa, para que ele fique posicionado nos primeiros resultados do Google, de acordo com palavras-chave que envolvem a empresa. É preciso utilizar técnicas de SEO para conseguir chegar no topo da busca.

  •        Utilize as redes sociais para se relacionar com os clientes, divulgar produtos e serviços. Marcas engajadas vendem mais e, com a internet, também é possível obter o feedback de quem já conhece os produtos e serviços. Com o retorno de quem comprou é possível melhorar os pontos negativos e otimizar os pontos positivos.

  •        Poste conteúdos para criar autoridade no assunto relacionado à sua marca. Os temas devem incluir soluções e dicas para o público-alvo. Além de destaque, ganha-se mais confiabilidade com os usuários. 

Por que é importante investir no Marketing no seu negócio?

Não importa qual o segmento e porte da empresa, a ciência do marketing é fundamental desde as micro até as grandes empresas. Falando em grandes empresas, nessas gigantes do mercado, a razão de seu destaque está no marketing estratégico. A empresa que domina esse tema consegue se antecipar às novidades e mudanças no mercado, saberá como se posicionar, como gerar valor ao cliente e, claro, também saberá como aumentar a lucratividade.

Aqueles que desejam compreender como aplicar marketing ao seu negócio também precisam ter em mente que não se trata de apenas divulgar o produto/serviço, o marketing engloba uma série de conceitos, estratégias, canais e metodologias que passam constantemente por mudanças ao longo dos anos para se adaptar às tantas transformações, principalmente sociais.


Entender como aplicar marketing ao seu negócio é fundamental, mas lembre-se que é preciso implantar ações direcionadas de maneira estratégica.

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